
Cuba

Ruanda

Ruanda
Poder-se-ia dizer que as fotos acima refletem a democracia, justiça social? Quem são os beneficiários deste estado de coisas ?
Hoje em dia, o que vem a ser liberdade, democracia e justiça, senão abstrações de sonhos distantes, utópicos, que emperrariam a máquina capitalista, sempre ávida por mais e mais...
**** Fotos Sebastião Salgado ****
Estas fotografias contam a história de um tempo. São um trabalho arqueológico visual de uma época conhecida como a Revolução Industrial, quando o trabalho manual de homens e mulheres constituíam o eixo do mundo. Com a reformulação dos conceitos de produção e eficiência, a natureza do trabalho é transformada. O mundo industrializado segue a toda velocidade, tropeçando no próprio futuro. A contração do tempo é o resultado do trabalho de todos no mundo, apesar de beneficiar poucos. O planeta permanece dividido. De um lado o primeiro mundo vive uma crise de excesso. De outro, o terceiro mundo vive uma crise de escassez. No fim do século XX, o segundo mundo, aquele construído sobre alicerces socialistas, está em ruínas.
--Sebastião Salgado
No comments:
Post a Comment