
O Filme a missão, de 1986 (Palma de ouro Cannes), trata-se da história de uma missão jesuita do século XVI, na fronteira do Brasil, Paraguai e Argentina, baseada em fatos reais.
Destacam-se as terríveis intrigas oriundas das disputas políticas entre a igreja católica, que acredita na emancipação dos índios pelas missões e os evidentes interesses das duas coroas (espanhola e portuguesa)que disputam os recursos naturais e os índios da região.
A truculência do capital, representado pelas citadas coroas, é também marcante, consideram os índiios não humanos e animais, sem maiores preocupações éticas ...
Nesse contexto, Rodrigo Mendozza (De Niro) em crise de consciência por ter matado seu irmão, resolve intergrar uma missão, o Padre principal da Missão (Irons) o covence a sair de uma greve de fome, então ele se torna Padre Missionário.
A missão se mostra muito próspera e desperta interesse dos mercantes portugueses e espanhóis, que acabam por convencer o Bispo a ordenar que a missão se retire daquela área, os índios teriam que voltar para a selva.
Irons, os índios e seus jesuitas resolvem ficar, e uma parte deles, capitaneada por Mendozza, lutar.
Evidentemente os Jesuitas sao derrotados e o final surpreende muito.
Fica a marca indelével da fé inabalável, tanto de Irons, Mendozza e dos índios, que não se deixaram corromper pelo capital.
Fica também a nítida impressão de que, passados quase 5 séculos, muito pouco evoluimos enquanto seres humanos.
Luciano Corsi
No comments:
Post a Comment